quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Resenha: Quando você a viu pela última vez?






Título: Quando você a viu pela última vez?
Série: Só Perguntas Erradas – Livro 2
Autor: Lemony Snicket (pseudônimo de Daniel Handler)
Ano: 2013
Edição: 1
Editora: Seguinte
Número de páginas: 272
Avaliação: 10



ALERTA DE SPOILER: Esta resenha pode conter spoilers de "Quem poderia ser a uma hora dessas?", o primeiro livro da série Só Perguntas Erradas. Se você ainda não tiver lido, recomendo que faça isso imediatamente. Você também pode conferir a nossa resenha do livro clicando aqui.
 


Sinopse: Ainda na cidade de Manchado-pelo-mar, o jovem aprendiz Lemony Snicket terá mais um caso para resolver junto com sua tutora, S. Theodora Markson. Desta vez, eles foram contratados pelos Knight para encontrar Cleo, a filha desaparecida do casal. A primeira hipótese é a de que ela teria fugido com o circo - mas, ao contrário do que Theodora pensa, não se trata de uma resposta inteligente e adequada para esse mistério, já que Cleo era uma química brilhante (e não uma artista) e com certeza teria deixado um bilhete.



Resenha:

Eu sempre me surpreendo com a genialidade de Daniel Handler (Lemony Snicket, como preferir), como ele consegue manter seu estilo de escrita habitual (nada convencional, devo mencionar) e ainda sim inovar a cada livro. Começando com Desventuras em Série (mais uma vez: se você ainda não leu, não sabe o que está perdendo), contando as desventuras dos irmãos Baudelaire, e agora com Só Perguntas Erradas, contando as aventuras de Lemony Snicket.

Depois de falhar miseravelmente em sua missão no primeiro livro, “Quem poderia ser a uma hora dessas?” (se você ignorou o alerta de spoiler, está em sérios problemas), de devolver a misteriosa estatueta da Fera Ressonante ao seu legítimo dono, Lemony é chamado para mais um caso ao lado de sua tutora S. Theodora Markson (jamais saberemos o que o S quer dizer), para descobrir o paradeiro da química brilhante Cleo Knight.

Com o vilão Tiro Furado ainda à solta e seus sentimentos conflituosos em relação à misteriosa garota que fugiu com a estatueta roubada, o jovem Lemony Snicket se encontra mais uma vez com um caso sem solução, em uma cidade misteriosa, repleta de cidadãos suspeitos e uma tutora nada brilhante. Ainda bem que Lemony continua sendo esse personagem incrível que ele é (e que nós tanto amamos), e ele não está sozinho: Moxie, Juca, Chico, Ellington, todos os personagens maravilhosos que só o Daniel consegue criar estão de volta para mais uma aventura, além de novos personagens, como a esperta Cleo Knight, o adorável Jake Hix, e outros personagens nem tão amáveis assim, como o suspeito dr. Flammarion e a enfermeira Martíria.

O mais interessante na narrativa de “Quando você a viu pela última vez?” é conseguir se equiparar ao livro anterior e ainda manter a originalidade. O segundo volume de Só Perguntas Erradas segue a mesma linha do primeiro, repleto de mistérios, suspenses, personagens cativantes, ilustrações perfeitas e aparições de personagens que marcaram presença em Desventuras em Série, exatamente do mesmo jeito, mas ainda assim, Lemony Snicket consegue se superar, criando um novo mistério ainda mais empolgante, e desta vez, acompanhado por vilões aterradores, uma clínica perversa, uma fórmula secreta para tinta invisível e diversos outros desafios inimagináveis.

Revelações são feitas, segredos são descobertos e disfarces revelados, tudo isso permeado de situações hilárias e incidentes estranhos, a mistura perfeita para um bom livro de mistérios. Ao longo da narrativa, vamos percebendo que o roubo da estatueta da Fera Ressonante faz parte de algo muito maior do que se poderia imaginar, e que todos os mistérios na cidade de Manchado-pelo-mar se conectam de alguma forma, e a história vai revelando aos poucos como isso ocorre, mas ainda mantendo o clima de suspense característico.

Aguardando ansiosamente o terceiro livro dessa saga maravilhosa, eu recomendo “Quando você a viu pela última vez?” para quem gosta de um bom mistério e uma leitura rápida. Com personagens divertidos e um enredo misterioso, mas bem-humorado, Lemony Snicket e seus amigos voltam para mais uma incrível aventura que você não pode perder.
 



2 comentários :

  1. Adorei a resenha e fiquei super afim de ler e nem te conto que
    sou louca para ter o box Desventuras em Série.
    Parabéns pela foto, ficou linda.

    Seguindo aqui...Beijinhos.
    http://cabinedeleitura1.blogspot.com.br/2015/02/resenha-origem-da-rosa-beleza-de-um.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal! O box é lindo e os livros são maravilhosos!
      Obrigada pelo carinho :3

      Excluir