I'm
back again! E dessa vez com uma super recomendação de um livro que vem
ganhando notável repercussão dentro da comunidade geek. Então, avante
meus amigos, ergam seus joysticks e vamos à sinopse!
Título: Jogador n°1
Autor: Ernest Cline
Ano: 2012
Edição: 1
Editora: Leya
Número de páginas: 464
Avaliação: 10
Sinopse: Cinco estranhos e uma coisa em comum: a caça ao tesouro. Achar as
pistas nesta guerra definirá o destino da humanidade. Em um futuro não
muito distante, as pessoas abriram mão da vida real para viver em uma
plataforma chamada Oasis. Neste mundo distópico, pistas são deixadas
pelo criador do programa e quem achá-las herdará toda a sua fortuna.
Como a maior parte da humanidade, o jovem Wade Watts escapa de sua
miséria em Oasis. Mas ter achado a primeira pista para o tesouro deixou
sua vida bastante complicada. De repente, parece que o mundo inteiro
acompanha seus passos, e outros competidores se juntam à caçada. Só ele
sabe onde encontrar as outras pistas: filmes, séries e músicas de uma
época que o mundo era um bom lugar para viver. Para Wade, o que resta é
vencer – pois esta é a única chance de sobrevivência.
Resenha:
Sim,
o livro é simplesmente in-crí-vel (inclusive é um dos meus preferidos,
se tratando de livros únicos). Foi o segundo livro que eu li com uma
temática do gênero (o primeiro foi Épico, sim, "Épico" é o nome do
livro, mas ele também é épico), e, minha Santa Aquerupita!*, conseguiu
superar minhas expectativas.
Imagine um futuro não muito distante - em 2044 -, onde o mundo inteiro
acompanha de perto uma crise devastadora de energia (R.I.P. petróleo) e a
maior parte da população vive numa situação meio contraditória de
extrema pobreza conciliada com inovações tecnológicas brilhantes.
“O ser humano é uma porcaria na maior parte do tempo. Os videogames são a única coisa que tornam a vida suportável.”
O
Oasis é um universo virtual que acaba se tornando parte da realidade,
visto que o que antes era uma espécie de jogo acabou sendo a base de
toda economia de tal forma que chega a ser impossível desvincular ambos.
Para ir para escola basta logar com seus dados e levar seu avatar para
assistir aulas.
Trabalhar? No Oasis, também.
Se casar? A mesma coisa.
E é no meio disso tudo que encontramos Wade Watts, um garoto de
dezessete anos, acima do peso, que vive sob condições financeiras
instáveis e que, assim como muitos do seu tempo, é um "caça-ovo".
A expressão surgiu quando o inventor do tão aclamado game, James
Halliday, faleceu e deixou sua herança (uma quantia de muitos dígitos)
nas mãos do primeiro que encontrasse os easter eggs que ele escondeu,
deixando apenas instruções e uma pista vaga:
“Três chaves escondidas abrem três portões guardados
E três boas qualidades deverão ser inerentes ao errante avaliado
Quem demonstrar ter os exigidos predicados
Chegará ao fim, onde o prêmio será alcançado.”
Assim
que a notícia se espalhou era possível ver a enorme comoção que causou
com todos embarcando na grande caçada. Mas com o passar do tempo poucos
persistiram na busca (sozinhos ou em grupos) e passaram a ser conhecidos
como caça-ovos.
Contando
com um enredo distópico bem sugestivo e várias referências aos anos
80/90 (filmes, séries, jogos e livros da época) é um livro realmente
fascinante e que conta com uma linguagem bem descomplicada que facilita
muito a compreensão.
Outro
fator que ganha destaque é a força da amizade, que apesar de revelações
inesperadas, prova com o decorrer do livro que o que importa é o que
determina quem nós somos de verdade. Afinal, fugir da realidade nem
sempre é a solução.
“Por
mais assustadora e dolorosa que a realidade possa ser, é também o único
lugar onde se pode encontrar a felicidade de verdade. Porque a
realidade é real.”
Fico por aqui, mas já, já estou de volta com mais recomendações chuchus. Beijinhos e que a Força esteja com vocês!**
*referência à citação marcante do personagem Fera (de X-men) nas HQs.
**referência à saudação jedi (da franquia cinematográfica Star Wars).
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