quarta-feira, 8 de abril de 2015

Resenha: A Misteriosa Sociedade Benedict



Título: A Misteriosa Sociedade Benedict
Série: A Misteriosa Sociedade Benedict – Livro 1
Autor: Trenton Lee Stewart
Ano: 2010
Edição: 1
Editora: Galera Record
Número de páginas: 392
Avaliação: 8




Sinopse:

Quando um anúncio um tanto estranho aparece no jornal, dezenas de crianças consideradas “espertas” se inscrevem para fazer uma série de provas misteriosas e complicadíssimas. (E você, caro leitor, pode testar sua esperteza com elas). Mas, no final, apenas quatro crianças muito especiais conseguirão ser aprovadas. O desafio: partir em uma missão secreta que só os mais inteligentes e criativos seriam capazes de completar. Mas, quando a nova amizade que cresce entre elas estiver ameaçada, será que esses meninos e meninas vão conseguir passar no teste mais importante de todos?

Reynie, Kate, Sticky e Constance são mais do que especiais e, cada um dos quatro, com seus talentos ímpares, compõem a Misteriosa Sociedade Benedict. Agora, eles são os únicos que poderão destruir um plano maligno que põe em risco a vida (e a sanidade) de todos os habitantes do planeta.




Resenha:

"VOCÊ É UMA CRIANÇA GENIAL À PROCURA DE OPORTUNIDADES ESPECIAIS?" 

Sabe aquela saga super legal e que você adora, mas parece que ninguém sequer sabe que ela existe além de você? Infelizmente, esse é o caso de A Misteriosa Sociedade Benedict, o que é uma pena, pois uma história como essa merece um lugarzinho na estante de cada leitor. Seria praticamente um crime conhecê-la e não falar sobre ela, então é minha solene obrigação, meus caros leitores, apresentá-la a vocês.

A história começa quando Reynie Muldoon, um garoto inteligente e muito bom em desvendar enigmas, descobre um estranho anúncio no jornal convocando crianças geniais a realizar uma série de provas misteriosas, então, curioso, resolve participar. Muitas crianças são inscritas, mas no final, apenas quatro conseguem ser aprovadas: Reynie, Sticky Washington, um menino com memória fotográfica e que se lembra de tudo que lê; Kate Tempotodo, carinhosamente apelidada por ela mesma de A Grande Máquina do Tempo da Kate (não que alguém realmente a chame assim), uma garota que sabe calcular as medidas e pesos de todas as coisas, e sempre carrega um balde com tudo de que precisa; e Constance Contraire, uma menina totalmente do contra e que está sempre de mau humor, mas com um grande talento (ainda que irritante) para criar poemas. É então que as quatro crianças descobrem ser as escolhidas para uma missão secreta para destruir um plano maligno que ameaça a vida de todos os habitantes do planeta. Reynie, Sticky, Kate e Constance aceitam o desafio, criando assim a Misteriosa Sociedade Benedict, e deles dependerá o futuro de todas as pessoas da Terra.

Confesso que assim que eu vi essa capa lindíssima, foi amor à primeira vista! A trama é super envolvente e divertida, e os personagens simplesmente adoráveis. Tratando de temas como amizade, coragem, lealdade e família, A Misteriosa Sociedade Benedict traz quatro crianças solitárias, cada uma com dons únicos e especiais, mas também seus próprios problemas, que devem aprender a confiar umas nas outras e trabalhar juntas para atingir seus objetivos. Não vou revelar muito mais sobre o que acontece na trama para não estragar a surpresa, mas o leitor pode contar com vilões perversos, códigos secretos, máquinas assustadoras, enigmas indecifráveis e aventuras emocionantes, tudo isso junto em uma narrativa simples e bem feita, além de nos apresentar incríveis personagens, com personalidades únicas e adoráveis.

Não só os protagonistas são cativantes, como também seus mentores ao longo da jornada: Travez, um cara muito bom em disfarces e que está sempre inexplicavelmente triste; Rhonda, uma garota com vestido bufante e cabelo verde; Número Dois, uma mulher estranhamente parecida com um lápis gigante; e é claro, o sr. Benedict, o gênio por trás da Misteriosa Sociedade Benedict, um homem brilhante que sofre de narcolepsia, um distúrbio que causa ataques de sono repentinos e incontroláveis (e por essa razão, precisa sempre usar um terno xadrez verde).

É interessante encontrar livros como este, que apresentam as crianças não como um grupo à parte da sociedade, mas como pessoas ativas e capazes de pensar por si só, sem que para isso precisem de quaisquer poderes sobrenaturais para vencerem suas dificuldades. O livro é todo trabalhado nesse quesito e dou crédito ao autor Trenton Lee Stewart por levantar essa questão de forma simples e bem elaborada, trazendo personagens que mesmo sendo crianças, são inteligentes e passíveis de realizar uma transformação concreta no mundo (e até mesmo salvá-lo!).

As provas são um ótimo complemento à narrativa, e o mais legal é que elas são postas de forma que o leitor pode tentar realizá-las junto com os personagens! (Bem legal, né?) E durante a história, como parte do aprendizado para participar da missão secreta, as crianças aprendem Código Morse, então na contracapa do livro, há um código para que o próprio leitor desvende! É simplesmente genial  a ideia do autor de fazer com que o leitor interaja com a história.

Um dos pontos negativos do livro é que a partir do momento em que as crianças partem em sua missão, vários dos melhores personagens são deixados de lado, como o sr. Benedict e sua turma, que poderiam ter sido bem mais aproveitados na história, e assim, a narrativa acaba ficando mais vagarosa, demorando pra pegar o ritmo. Mas quando finalmente a história começa a andar de novo, não para mais, trazendo um final fantástico e repleto de situações surpreendentes, compensando totalmente a falta de ritmo anterior.

O livro tem uma leitura leve, com um enredo infantil, repleto de personagens amáveis e divertidos, proporcionando uma história incrivelmente encantadora e repleta de aventuras. Recomendo A Misteriosa Sociedade Benedict para todos que amam livros infantojuvenis, enigmas misteriosos, personagens divertidos, planos malignos, sociedades secretas e ternos xadrezes verdes. Mal posso esperar para ler os próximos livros da saga, e ver mais aventuras de Reynie, Sticky, Constance, A Grande Máquina do Tempo da Kate e toda a Misteriosa Sociedade Benedict, e descobrir os próximos desafios dessa turminha.

-... . .. .--- .. -. .... --- ... -.-.--
("Beijinhos!" em Código Morse)


Nenhum comentário :

Postar um comentário