quarta-feira, 11 de março de 2015

Resenha: A Pirâmide Vermelha





Título: A Pirâmide Vermelha
Série: As Crônicas dos Kane
Autor: Rick Riordan
Ano: 2010
Edição: 1
Editora: Intrínseca
Número de páginas: 445
Avaliação: 10

Sinopse: 
Desde a morte da mãe, seis anos atrás, Carter Kane viaja o mundo com o pai, o egiptólogo Dr. Julius Kane. Ele não frequenta a escola e seus pertences cabem em uma única mala. Enquanto isso, Sadie, sua irmã mais nova, é criada pelos avós em Londres. Ela tem tudo o que Carter queria: casa, amigos e uma vida “normal”. E ele, o que ela mais deseja: conviver com o pai. Depois de tanto tempo separados, os irmãos não tinham praticamente mais nada em comum. Até que na noite de Natal, em uma visita ao British Museum, o pai faz uma estranha promessa: tudo voltará a ser como antes. Mas seu plano dá errado, e os irmãos acabam assistindo ao momento em que um personagem misterioso desaparece com o egiptólogo e provoca uma explosão magnífica. Para salvar o pai, os irmãos embarcam em uma perigosa jornada, na qual descobrem que os deuses do Egito Antigo foram despertados e algo terrível está para acontecer – e que tudo isso está relacionado com uma ligação ancestral entre os Kane e a Casa da Vida, ordem secreta que existe desde a época dos faraós. Primeiro volume da série As Crônicas dos Kane, A Pirâmide Vermelha leva aos leitores a aventura, o mistério e o irresistível humor já característicos dos livros de Rick Riordan, autor da bem-sucedida série Percy Jackson e os Olimpianos. Os capítulos narrados ora por Carter, ora por Sadie, dão à história o tom ao mesmo tempo engraçado e comovente da rivalidade e das provocações entre os irmãos, que mal se conhecem no início da saga, mas, quem sabe, ainda serão grandes companheiros.




Resenha:

Quem aí gosta de Percy Jackson levanta a mão \o/

É impossível não amar as aventuras do semideus mais divertido da literatura, e com certeza, existem milhares de fãs de carteirinha que já tem a saga completa em casa, além do spin-off, Heróis do Olimpo, com todos aqueles deuses e monstros da mitologia grega de um jeito sensacional que só o tio Rick consegue escrever. Mas não só de gregos vive Rick Riordan, e assim surgiu a minha saga favorita desse grande autor, misturando mitologia egípcia, aventura e muito bom humor: As Crônicas dos Kane.

Neste primeiro livro da série, A Pirâmide Vermelha, somos apresentados a Carter e Sadie Kane, dois irmãos que vivem separados desde a morte da mãe. Ele viaja pelo mundo com o pai, o egiptólogo Julius Kane, e ela vive com os avós em Londres. Com personalidades totalmente opostas, Carter e Sadie intercalam a narração em primeira pessoa dos capítulos, sempre interrompendo um ao outro para fazer comentários, tornando a narrativa bem mais divertida, além dos títulos dos capítulos serem super engraçados. O autor também escreve as narrações de cada personagem de forma distinta, como por exemplo, a Sadie não tem paciência para descrever lugares, então as descrições que o Carter faz são mais detalhadas, o que é uma forma genial de construir a narrativa, e que permite que o leitor se identifique com os personagens.

Mas é durante uma visita ao museu que o mundo que eles conhecem está prestes a mudar. Diversos acontecimentos inexplicáveis ocorrem e então seu pai é levado por uma figura maligna. Sem entender o que está acontecendo, os dois irmãos acabam sob custódia do misterioso Amós, e descobrem que são descendentes de faraós ligados a uma ordem secreta muito antiga, que o pai acaba de libertar cinco deuses, e que um desses deuses está prestes a provocar o fim do mundo! Com tanta informação pra digerir, Sadie e Carter embarcam em uma perigosa jornada para salvar o pai, e junto a ele, o resto do mundo.

E a narrativa segue seu rumo, repleta de personagens da mitologia egípcia apresentados de uma forma divertidíssima, o que é uma maneira bem legal de aprender sobre eles. Carter e Sadie podem ser os protagonistas, mas os outros personagens são tão cativantes quanto eles, sejam deuses, monstros, magos, ou babuínos. Diversos desafios e perigos esperam pelos irmãos Kane, envolvendo Sadie e Carter nas mais diversas confusões e riscos de morte, mas com a ajuda de um tio excêntrico, uma deusa gata, um babuíno que só come alimentos cujos nomes terminam com a letra "o" e diversos outros personagens, eles conseguem enfrentar tudo o que vem pela frente, com magia e muito bom humor.

O autor conseguiu criar todo um mundo oculto dentro do nosso, e através de portais nos mais diversos monumentos localizados ao redor do planeta, os Kane viajam para vários lugares do mundo, e podemos também conhecer os hieróglifos utilizados por eles durante sua jornada, que aparecem desenhados em diversos momentos no texto. Set se tornou um dos meus vilões favoritos da literatura, mas todos os personagens da mitologia egípcia apresentados são muito legais, incluindo os deuses Hórus e Bastet, que proporcionam alguns dos diálogos e cenas mais hilários de toda a história.

As Crônicas dos Kane é uma saga feita para fãs ou não da série Percy Jackson e os Olimpianos, e A Pirâmide Vermelha já começa recheado de mitologia, romance, fantasia e aventura. Assim como eu, você não vai querer largar esse livro até o final e ainda vai correr para ler a trilogia completa. Uma maneira divertida e bem-humorada de aprender sobre mitologia e se encantar com esse mundo de deuses e magos criado por Rick Riordan. Vale a pena conferir! ;)




Nenhum comentário :

Postar um comentário