segunda-feira, 23 de março de 2015

Perfil do Autor: Daniel Handler


Olá, pessoal! Hoje vamos iniciar no blog uma nova coluna intitulada Perfil do Autor, onde iremos falar sobre alguns dos melhores escritores e suas obras mais memoráveis. E pra começar, o primeiríssimo da vez é o nosso querido Daniel Handler! Que tal conhecer um pouco sobre ele e suas obras?



Sobre Daniel Handler 

 

Daniel Handler, nascido em São Francisco, 28 de fevereiro de 1970, é um escritor americano, mais conhecido pelo pseudônimo Lemony Snicket. Como Lemony Snicket, Handler escreve uma série de livros infantis chamada Desventuras em Série e outra, Só Perguntas Erradas, além de sua Autobiografia Não Autorizada e diversos outros títulos. Ele também escreve vários livros para o público adulto com seu nome verdadeiro. É casado com Lisa Brown, artista gráfica que conheceu na universidade. Seu livro mais recente é We are Pirates, sem previsão de lançamento no Brasil.


Sobre Lemony Snicket

 


Lemony Snicket vem fazendo a crônica da vida das crianças Baudelaire com pausas ocasionais apenas para comer, descansar e para duelos a espada determinados pela corte. Seus passatempos incluem apreensão nervosa, pavor crescente e dúvidas sobre se os seus inimigos estavam certos, afinal. Recebeu diversas citações por bravura em face do mal, e diversas outras por cautela quando a bravura poderia ter se mostrado causa de aborrecimentos. Foi visto pela última vez por testemunhas pouco confiáveis e/ou de natureza particularmente suspeita. Usa o tempo livre para esconder todos os vestígios de suas ações.


Obras Memoráveis

Desventuras em Série


Desventuras em Série é uma série de livros escrita por Lemony Snicket e ilustrada por Brett Helquist, publicada no Brasil pela editora Seguinte. A série se trata das aventuras de três crianças, os órfãos Baudelaire, que após a morte de seus pais em um incêndio, vivem diversas desventuras nas mãos do terrível Conde Olaf.  Uma adaptação para o cinema dos três primeiros livros da série foi lançada no dia 14 de dezembro de 2004. A série conta com um total de 13 livros, cujos títulos são listados a seguir:


1. Mau Começo
2. A Sala dos Répteis
3. O Lago das Sanguessugas
4. Serraria Baixo-Astral
5. Inferno no Colégio Interno
6. O Elevador Ersatz
7. A Cidade Sinistra dos Corvos
8. O Hospital Hostil
9. O Espetáculo Carnívoro
10. O Escorregador de Gelo
11. A Gruta Gorgônea
12. O Penúltimo Perigo
13. O Fim 


 Só Perguntas Erradas


Só Perguntas Erradas é uma série de livros escrita por Lemony Snicket e ilustrada por Seth, publicada no Brasil pela editora Seguinte. Os eventos da série antecedem os de Desventuras em Série, contando as aventuras de Lemony Snicket ainda criança e seu aprendizado na organização C.S.C., contando até agora com quatro livros, listados a seguir:

1. Quem poderia ser a uma hora dessas?
2. Quando você a viu pela última vez?
3. Você não deveria estar na escola?
4. Why Is This Night Different from All Other Nights? (Ainda não lançado no Brasil)
 Livro extra: 13 Incidentes Suspeitos


Lemony Snicket: Autobiografia Não Autorizada


Os incontáveis leitores das trágicas Desventuras em Série dos órfãos Baudelaire, que vêm sendo publicadas pela Companhia das Letras desde 1999, estão há tempos fazendo as mesmas e insistentes perguntas: Quem é Lemony Snicket? Por que em suas raras fotografias ele está sempre de costas? Por que dedicou a vida ao caso Baudelaire? Por que é tão perseguido? Quem é Beatrice? O que é C.S.C.?
Finalmente, o esclarecimento desses e de outros mistérios que envolvem a existência do elusivo autor são esclarecidos na Autobiografia não autorizada de Lemony Snicket. O livro inclui os documentos sobre a vida pregressa de Snicket que sobreviveram a inúmeros incêndios terríveis e inexplicáveis, tais como cartas enigmáticas de próprio punho, dúbias cartas datilografadas, mapas misteriosos, provas suspeitas e evidências estranhas de pérfidos engodos, legendas enganosas de incompreensíveis fotografias, trechos crípticos de livros insondáveis, códigos indecifráveis, anagramas escusos e recônditas canções, dossiês obscuros e demais documentos secretos, assustadoramente dissimulados e abscônditos.
A obra conta com uma brilhante introdução de Daniel Handler - que, para quem não sabe, é nada mais nada menos que Lemony Snicket -, além de ser acompanhada por uma dissimulada sobrecapa reversível, para proteger o leitor contra o risco de ser visto com um volume tão perigoso nas mãos.
Com a Autobiografia não autorizada de Lemony Snicket, são por fim esclarecidos os indizíveis mistérios de uma personalidade controversa, até agora envolta em sombras. Ou não.


Por isso a gente acabou


Por Isso a Gente Acabou trata, com a comicidade típica de Daniel Handler, nome verdadeiro de Lemony Snicket, de uma situação difícil pela qual todos um dia irão passar: o fim de uma relação amorosa e toda a angústia, tristeza e incerteza que essa vivência pode gerar.
Min Green e Ed Slaterton estudam na mesma escola e, depois de apenas algumas semanas de convívio intenso e apaixonado, acabam o namoro. Depois de sofrer muito, Min resolve, como marco da ruptura definitiva, entregar ao garoto uma caixa repleta de objetos significativos para o casal junto com uma carta falando sobre cada um desses objetos e do episódio que ele representou, sempre acrescentando, ao final, uma nova razão para o rompimento. Essa carta é o texto de Por isso a gente acabou, que é, assim, carregado de um tom informal e tragicômico - características da personagem - e traduz com um misto de simplicidade e profundidade a história de uma separação.
Imerso neste universo adolescente, o leitor conhecerá a divertida personalidade de Min, uma garota apaixonada por filmes cujo sonho é ser diretora de cinema, e as idas e vindas desse romance, desde o dia em que os dois conversaram pela primeira vez até o instante em que tudo acabou. A artista Maira Kalman, autora de diversas capas da revista The New Yorker, ilustrou cada um dos objetos da narrativa, trazendo cor e descontração a esta história dolorida. (Publicado no Brasil pela editora Companhia das Letras)






Nenhum comentário :

Postar um comentário