quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Cinema Literário: A Esperança - Parte 1



Na semana passada, ocorreu a estreia do tão aguardado Jogos Vorazes: A Esperança - Parte 1! E nós, do Mundo Sereno, fãs de carteirinha dessa saga que conquistou fãs do mundo inteiro, não perdemos tempo em assistir ao terceiro filme da franquia.


Ao chegar ao Distrito 13, que acreditava ter sido destruído, mas que se tornou a base da rebelião em toda Panem, Katniss é logo confrontada sobre se tornar o Tordo, o símbolo da revolta, que vai guiar os distritos à luta contra a Capital. Emocionalmente devastada pelos jogos, Katniss reluta em se unir à causa rebelde. Mas é quando ela percebe toda a destruição causada pelo inimigo, que o Tordo finalmente aceita o seu papel na revolução.

Algumas cenas foram acrescentadas à adaptação, como os sonhos de Katniss com Peeta e os diálogos entre Plutarch e a Presidente Coin, que apesar de não estarem presentes na obra original, esclarecem melhor a situação em que a história se encontra. Embora o livro cite os levantes rebeldes ocorridos em Panem, não explora em detalhes a real situação das rebeliões nos distritos. O filme opta por mostrar vários desses levantes, proporcionando algumas cenas realmente notáveis, como a canção da Árvore Forca, a mais emocionante de todo o filme.

A adaptação seguiu fielmente a obra original, com pequenas alterações significativas. A aparição de Effie, por exemplo, como acompanhante de Katniss, substituindo sua equipe de preparação no livro, que não teve destaque em nenhum dos filmes. Assim sendo, personagens como Octavia, Flavius, Venia e Fulvia não foram representados na adaptação.

Vários atores se juntaram ao elenco da saga, como Julianne Moore, que interpreta com firmeza a Presidente Coin, e os rebeldes que se uniram à causa, como Natalie Dormer, Evan Ross, entre outros, que acrescentam bons momentos à história. Muitos personagens importantes tiveram uma participação reduzida no filme, como Finnick e Johanna, para dar mais destaque à revolução, mas que provavelmente serão melhor desenvolvidos na sequência. O elenco principal permanece excelente em seus respectivos papéis, mas o grande destaque da vez foi a atuação de Josh Hutcherson no papel de Peeta Mellark, que soube retratar com precisão a situação vivida por seu personagem, apesar de suas curtas aparições.

O filme traz um diferencial em relação aos outros da saga por não dar preferência à ação e ao combate, optando por trazer reflexões e críticas sociais e políticas de uma forma mais ampla. O diretor Francis Lawrence consegue criar uma atmosfera de drama e tensão com destreza, através de cenários devastados e ambientes sombrios. A divisão dos acontecimentos do livro em duas partes ocasiona um enredo mais lento, mas não prejudica o resultado final.
 
Com um final chocante e decisivo, Jogos Vorazes: A Esperança - Parte 1  pode não ser um filme de ação épico, mas emociona e traz importantes reflexões ao público. Então, pra quem ainda não foi ao cinema assistir essa incrível adaptação, ainda dá tempo de conferir e se preparar para o último filme da saga, A Esperança - Parte 2, que já estamos aguardando ansiosamente ;)


Nenhum comentário :

Postar um comentário