quarta-feira, 29 de julho de 2015

Resenha: Romeu Imortal




Título: Romeu Imortal
Série: Julieta Imortal – Livro 2
Autora: Stacey Jay
Ano: 2012
Edição: 1
Editora: Novo Conceito
Número de páginas: 320
Avaliação: 5/10




ATENÇÃO: O texto a seguir contém spoilers do livro Julieta Imortal. Se você ainda não conhece o primeiro livro da saga de Stacey Jay, confira a nossa resenha aqui.



Sinopse:

Amaldiçoado a viver por toda a eternidade em seu espectro, Romeu, conhecido por seus modos rudes e assassinos, recebe uma chance de se redimir viajando de volta no tempo para salvar a vida de Ariel Dragland. Sem saber, Ariel é importante para os dois lados, os Mercenários e os Embaixadores, e tem o destino do mundo nas mãos. Romeu deve ganhar seu coração e fazê-la acreditar no amor, levando-a contra seu potencial obscuro antes de ser descoberto pelos Mercenários. Enquanto sua sedução se inicia como outra mentira, logo ela se torna sua única verdade. Romeu jura proteger Ariel de todo o mal, e fazer qualquer coisa que for preciso para ganhar seu coração e sua alma. Mas quando Ariel se decepciona com ele, ela fica vulnerável à manipulação dos Mercenários, e sua escuridão interna poderá separá-los para sempre.


Resenha:

O primeiro livro da saga Julieta Imortal nos apresenta um mundo onde Romeu e Julieta não são os jovens apaixonados que conhecemos. Ela é uma Embaixadora da Luz, um dos seres cuja missão é proteger almas gêmeas em nome do amor. Ele, um Mercenário, um ser que trabalha para as trevas e corrompe almas gêmeas. A série tem bastante potencial e a continuação cria bastante expectativa. Mas apesar de não ser um livro ruim, Romeu Imortal está bem longe de ser perfeito.

No final de Julieta Imortal, Julieta finalmente se une à sua verdadeira alma gêmea e encontra seu final feliz, enquanto Romeu é amaldiçoado por toda a eternidade. Até que lhe é oferecida a chance de se tornar um Embaixador da Luz, e para isso, deve conquistar uma garota com potencial para as trevas e fazê-la acreditar no amor, para que ela escolha seguir o lado da luz. Enviado para uma dimensão paralela, Romeu encontra outra versão de Ariel, a garota que assassinou juntamente com Julieta no primeiro livro. Habitando novamente o corpo de Dylan, o namorado oportunista da garota, Romeu deve ganhar seu coração e fazê-la acreditar no amor para enfim libertar-se de sua maldição e se tornar um Embaixador. Mas o que ele não contava é que acabaria se apaixonando pela garota, e apesar de parecer apenas uma menina frágil, a escuridão interna de Ariel pode ser muito maior do que ele pensa.

Romeu foi um personagem que eu gostei muito no primeiro livro justamente pela sua personalidade complexa, que acabou se revelando neste livro um protagonista até mais legal que a própria Julieta, além de ser bem divertido algumas vezes. Infelizmente, não posso dizer o mesmo de Ariel, que no primeiro livro não fez nenhuma aparição a não ser quando seu corpo era habitado por Julieta, e que aqui se revela uma personagem bem desorientada. Muitas de suas ações parecem aleatórias ou improváveis, além de suas opiniões e comportamentos serem bastante instáveis.

O livro utiliza-se de uma linguagem poética um tanto maçante, alternando a narração em primeira pessoa entre Romeu e Ariel, além de alguns poucos capítulos narrados por Julieta. Esta última foi bem mal aproveitada na história, e o pior foi a opção da autora de ignorar o final dado à personagem no primeiro livro, que havia sido um final muito bom, só para que ela aparecesse na história. Seria melhor se tivesse deixado Julieta de fora da sequência.

A narrativa preza a construção do romance entre os protagonistas, especificamente as tentativas de Romeu de conquistar Ariel, o que acaba tornando a trama bem lenta e sem muitos acontecimentos significativos, deixando a ação praticamente toda para o final. Personagens secundários como Ben e Gema são deixados de lado para o desenvolvimento dos protagonistas, mas não conseguem cativar nem um pouco em suas poucas aparições. Até mesmo Romeu, que é o protagonista da trama, não teve muita oportunidade de se desenvolver bem ao longo da história.

Os vilões são bem rasos, e mais uma vez a história dos Embaixadores e Mercenários continua sem explicação. Suas motivações e objetivos são completamente confusos, e a autora ainda acrescentou mais conceitos à história , como viagem no tempo e realidades paralelas, sem explicar bem como tudo isso se encaixa, o que só acaba deixando a narrativa ainda mais caótica. É difícil acompanhar a história dos personagens principais sem entender como o mundo deles funciona.

Sendo uma duologia - série de dois livros - , a série Julieta Imortal termina por aqui. Ainda que sem muitas explicações adequadas, recomendo o livro Romeu Imortal para quem gosta de romances melosos e sobrenaturais sem ligar muito para a falta de ação, e principalmente para quem leu o primeiro livro e ficou morrendo de curiosidade para saber como termina a história de Romeu. A premissa é até interessante, mas é uma pena que a história não tenha sido bem construída e que os personagens tenham sido mal utilizados na trama. Apesar disso, o final tem tudo para agradar os mais românticos.


 

Nenhum comentário :

Postar um comentário