quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Projeto "Queimados - Imagens de uma Cidade em Construção"



Olá, galerinha!

O post de hoje é uma matéria especial sobre um projeto muito legal que vai ocorrer bem aqui no nosso município, a cidade de Queimados, no estado do Rio de Janeiro. Acontece que pouca gente conhece essa cidade e sua história, então o professor Nilson Henrique e a professora Claudia Costa, pesquisadores da história municipal, resolveram criar um livro com as informações obtidas em suas inúmeras pesquisas, para que as pessoas viessem a conhecer um pouquinho mais sobre a nossa cidade.

Então, para divulgar esse incrível projeto, entrevistamos o professor Nilson, um dos responsáveis pelo trabalho (e nosso antigo professor de história), que cedeu um pouco de seu tempo para falar com a gente sobre o assunto:


Mundo Sereno: De onde surgiu a ideia de realizar esse projeto?

Professor Nilson: Esse livro começou a ser pensado quando eu estava fazendo curso de pós-graduação na UFF, e era um curso de história do Rio de Janeiro, e como era um curso sobre a história do estado do Rio, eu pensei que poderia trabalhar, então, a Baixada Fluminense. Mas quando se trata de história, a gente tem que tomar cuidado para que o tempo e o espaço não sejam amplos demais e a gente se perca na pesquisa. Então eu pensei em trabalhar a história do meu município, que é Queimados, trabalhando assim com a história da emancipação da cidade. Dentro do curso de pós-graduação, eu acabei entrando em contato com outra professora que acabou se transformando em uma grande amiga minha, Claudia Costa, coautora do livro em questão, que adotou a ideia de pesquisar a Baixada Fluminense, de transformar o município no nosso objeto de pesquisa.



Mundo Sereno: De que meios o senhor se utilizou para conseguir os dados necessários para a criação do livro?

Professor Nilson: A gente começou o projeto trabalhando as memórias de Queimados, as memórias dos moradores mais antigos da cidade, trabalhando através da oralidade, entrevistando as pessoas, e então fomos descobrindo histórias maravilhosas sobre o município, conhecendo-o mais profundamente. Na verdade, a oralidade também é um documento importante no campo da história, como todos os outros, não só os documentos escritos. Só que a partir do momento em que começamos a fazer essas entrevistas com os moradores mais antigos da cidade, nós acabamos tendo acesso aos seus arquivos pessoais. À medida que eles iam contando suas histórias, eles iam abrindo os seus arquivos pessoais e mostrando pra gente documentos antigos da época em que eles viveram, como carteirinhas escolares, fotografias antigas da cidade, registros de imóveis onde apareciam os nomes das ruas como eram antes, e tendo contato com esse material, eles foram permitindo que a gente escaneasse fotografias e imagens. Hoje temos um acervo com mais de 1500 fotos antigas da cidade.  


 Antigo cinema em Queimados. Esta imagem poderá ser encontrada no livro em questão.
 


Mundo Sereno: Qual foi o objetivo de colocar todas essas informações em um livro?

Professor Nilson: De posse dessa documentação toda, a gente começou a pensar em tornar isso público. Precisávamos fazer com que a população de Queimados tivesse contato com a sua história, com a história de seu município, e fazer com que essa documentação estivesse acessível àqueles que tivessem interesse em pesquisar sobre a cidade também, da mesma maneira que eu comecei a fazer essa pesquisa sobre a cidade e tive dificuldades em desenvolver a pesquisa, porque não encontrava essa documentação em um lugar centralizado, como por exemplo: em um arquivo, um centro de memórias ou um instituto histórico. Como não tinha acesso a isso, eu tive que ir atrás dessa documentação, então pensamos em torná-la pública para que outros pesquisadores começassem a entender que existiam pessoas estudando a história do município, da qual eles pudessem se servir, e assim estimular outros pesquisadores. A ideia do livro também é essa: de tornar pública a documentação que a gente conseguiu sobre a cidade, sobretudo a documentação imagética, imagens de Queimados desde o início do século XX até o período da emancipação.


Mundo Sereno: Como tornar o livro mais acessível?

Professor Nilson: Bem, eu peguei o texto da minha monografia de pós-graduação e adaptei pra um livro, pra poder ter uma linguagem mais acessível para a população. Na verdade, o livro foi pensado para o público que lê e o público que não lê. É um livro com fotografias, então as pessoas que gostam de ler vão pegar o texto para ler, e as pessoas que não têm o hábito da leitura vão ver as imagens e as legendas e se inteirar um pouco da história do município também. 


Mundo Sereno: Você acha que o livro tem a acrescentar na educação escolar?

Professor Nilson: É interessante a gente pensar também em um outro aspecto importante: quando eu fui trabalhar na Secretaria de Educação como implementador do currículo de história, cinco anos atrás, eu percebi uma deficiência, uma necessidade da Secretaria de Educação fazer com que os professores de história do município pudessem ter acesso a um material sobre a história local, para que eles pudessem trabalhar nessa história em sala de aula. Quando se trabalha com crianças do ensino fundamental, é frequente ensinar sobre a história de lugares distantes tanto no tempo quanto no espaço, como por exemplo, a história do Egito Antigo. Como contar a história do Egito para uma criança? A história de um lugar distante dele, de um tempo totalmente diferente? Como ele vai compreender uma sociedade que está distante dele em todos os contextos, se ele não conhece a própria sociedade na qual está inserido? Ele precisa de um parâmetro, precisa começar de algum lugar. De acordo com os PCN, os Parâmetros Curriculares Nacionais, é preciso trabalhar a história local com os alunos desses níveis, para que eles possam compreender a história de outros lugares, de outros tempos que não o deles, para facilitar, para que eles possam compreender. Assim que eu cheguei na Secretaria de Educação, percebi essa necessidade. Então o livro vem ao encontro dessa necessidade, de suprir essa deficiência, de auxiliar os professores da rede municipal no ensino da história local. Eu precisava dotar esses professores de um material que pudesse ajudar no ensino da história local para esses alunos. O livro foi criado visando preencher essa lacuna que existia.


Professor Nilson e professora Claudia, parceiros na realização do projeto.


Mundo Sereno: Foi difícil conseguir realizar o projeto?

Professor Nilson: Foi, mas a gente pôde contar com parcerias, que foram fundamentais. A gente contou com a ajuda da Secretaria de Educação e de patrocinadores, como por exemplo a Saneáguas e a ASL Engenharia, ambas sediadas em Queimados. O patrocínio dessas empresas foi de extrema importância para que a gente conseguisse publicar o livro. Hoje a gente está contando com o patrocínio da Milana Corretora de Seguros, que é uma empresa de Queimados, e com o colégio Centro Educacional Manuel Pereira, que cedeu a estrutura e dependências para que pudéssemos realizar o lançamento do livro. E o apoio, sobretudo, da Secretaria de Educação, que desde o início tem dado apoio, ajudado, incentivado o desenvolvimento desse projeto desde muito tempo. É importante salientar o valor da parceria, de ter parceiros para que a gente possa concretizar um objetivo. Então essas empresas foram importantíssimas, pois sem a ajuda do patrocínio delas, isso não aconteceria. 


Mundo Sereno: Em algum momento você pensou em desistir por causa dessas dificuldades?

Professor Nilson: Faz parte do processo. Quando a dificuldade vem, em primeiro momento você toma aquele “baque” e realmente pensa em desistir. Você começa a se questionar, pensando se o que você está fazendo é realmente relevante. Mas o tempo vai passando e vai mostrando que o seu trabalho é importante, então isso vai te incentivando a continuar a lutar. Muitas vezes, nas horas mais difíceis, a gente pensa em desistir, isso sem dúvida nenhuma. Mas as pessoas à nossa volta vão nos mostrando, nos ajudando a enxergar a importância daquilo que fazemos, e vão dando força para que a gente prossiga. Já teve muitos momentos em que tivemos vontade de voltar atrás, de parar, mas, enfim, a gente continua.


O livro “Queimados – Imagens de uma Cidade em Construção” será lançado no dia 13 de dezembro de 2014 no colégio Centro Educacional Manuel Pereira, localizado no município de Queimados. A entrada do evento é livre.




Nenhum comentário :

Postar um comentário