segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Dica de Filme: Super 8


Olá, galerinha! Hoje eu vou iniciar uma série de posts onde vou dar dicas de filmes, trazendo informações, trailers e críticas sobre eles. O primeiro que eu escolhi e sobre o qual vou falar agora se chama Super 8 e traz um enredo que mistura suspense e aventura em uma trama repleta de mistérios e referências aos clássicos de ficção científica de Steven Spielberg dos anos 70 e 80. Que tal conhecer um pouco mais sobre ele?


Super 8


Título Original: Super 8
Título no Brasil: Super 8
Direção: J.J. Abrams
Produção: J. J. Abrams, Bryan Burk e Steven Spielberg
Roteiro: J.J. Abrams
Elenco principal: Joel Courtney, Elle Fanning, Kyle Chandler, Riley Griffiths, Ryan Lee, Gabriel Basso, Ron Eldard, Noah Emmerich, Zach Mills e Amanda Michalka
Lançamento original: 10 de junho de 2011
Classificação: 12 anos
Minha Avaliação: 10/10
Sinopse: A trama se passa no verão de 1979, quando um grupo de seis garotos, em uma cidade industrial de Ohio, testemunha uma catastrófica colisão noturna de uma caminhonete com um trem de carga. Eles registram tudo com uma câmera Super 8 com a qual estavam tentando fazer um filme. Não tarda para que eles comecem a desconfiar que aquilo não foi um acidente, quando misteriosos desaparecimentos começam a acontecer e o exército tenta encobrir a verdade - algo muito mais terrível do que eles poderiam imaginar.

Trailer


Crítica:

J.J. Abrams, que criou, escreveu e dirigiu Super 8, demonstra com o filme o porquê de ter ganhado o cargo de dirigir o novo episódio de Star Wars, uma das sagas mais icônicas de ficção científica dos últimos tempos. O diretor de filmes como Missão Impossível 3, os dois primeiros da franquia Star Trek e de Star Wars - Episódio VII: O Despertar da Força, assina a direção e o roteiro de Super 8, filme que apesar de se assemelhar aos clássicos de Steven Spielberg, traz elementos característicos dos filmes de Abrams, e um enredo original e eletrizante.


A história de Super 8 se situa no ano de 1979, quando um grupo de crianças resolve fazer um filme de zumbis para participar de um festival. Saindo escondido no meio da noite, o grupo, ao filmar uma cena em uma estação ferroviária, acaba presenciando o momento em que uma caminhonete se choca contra um trem, provocando um grande descarrilamento. Em pouco tempo, o exército chega, enquanto estranhos desaparecimentos começam a ocorrer em toda a cidade. Logo, os amigos descobrem que o descarrilamento não foi um acidente e que algo realmente assustador escapou de um dos vagões durante o ocorrido, mudando as vidas dos habitantes da pequena cidade de Lillian drasticamente.


Contando com uma fotografia belíssima, uma ótima direção de arte e uma qualidade sonora impressionante, que serve para criar a atmosfera de suspense que permeia o longa-metragem, o filme se destaca pela atuação do excelente elenco mirim, protagonizado pelo novato Joel Courtney, que demonstra grande competência em sua primeira atuação, interpretando um personagem amável e bem construído, e pela atriz Elle Fanning, que proporciona uma das melhores e mais emocionantes cenas do longa-metragem. Os dois, somados a Riley Griffiths, Ryan Lee, Gabriel Basso e Zach Mills, que interpretam personagens incrivelmente carismáticos, são o melhor que o filme proporciona. É muito bom encontrar um filme com um elenco que atua tão bem e apresenta uma química tão eficaz. O elenco adulto também se sai muito bem, com destaque para Kyle Chandler e Ron Eldard.


Com uma trilha sonora tocante e repleta de músicas da época em que o filme é situado, Super 8 traz ainda diversas referências aos clássicos de ficção científica dos anos 70 e 80 de Steven Spielberg, que participa como produtor do filme, a convite do diretor. J.J. Abrams toma a decisão bem-sucedida de deixar a ação um pouco de lado, dando destaque ao suspense, que conduz com maestria, optando por revelar a trama aos poucos e criar um clima de mistério em torno do "vilão", de quem pouco se sabe e pouco se vê até o fim do filme. Apesar disso, Super 8 traz ainda alguns momentos bem-humorados, proporcionados principalmente quando as crianças estão juntas em cena, e outras ainda bem comoventes. O final do filme é realmente emocionante, e ainda traz nos créditos finais, uma exibição super legal do filme de zumbis que as crianças filmam durante a história.


Super 8, apesar de ser uma homenagem a Steven Spielberg e aos filmes de ficção científica dos anos 70 a 80, apresenta a marca registrada de J.J. Abrams, que prova aqui já ser um dos melhores cineastas dos últimos tempos. Repleto de suspense e aventura e protagonizado por um excelente elenco mirim, o filme traz uma história encantadora e repleta de originalidade, com um suspense bem conduzido do início ao fim e uma trama envolvente e eletrizante. Recomendo a todos!

Nenhum comentário :

Postar um comentário