quarta-feira, 24 de junho de 2015

Resenha: Julieta Imortal




Título: Julieta Imortal
Série: Julieta Imortal - Livro 1
Autora: Stacey Jay
Ano: 2011
Edição: 1
Editora: Novo Conceito
Número de páginas: 237
Avaliação: 7




Sinopse:

Julieta Capuleto não tirou a própria vida. Ela foi assassinada pela pessoa em quem mais confiava, seu marido, Romeu Montecchio, que fez o sacrifício para assegurar sua imortalidade. Mas Romeu não imaginou que Julieta também teria vida eterna e se tornaria uma agente dos Embaixadores da Luz.
                                                                            
Por setecentos anos, Julieta lutou para preservar o amor e as vidas de inocentes, enquanto Romeu tinha por fim destruir o coração humano.

Mas agora que Julieta encontrou seu amor proibido, Romeu fará de tudo que estiver ao seu alcance para destruir a felicidade dela.



Resenha:


“Eu não sou Ariel Dragland. Meu nome é Julieta e passei séculos entrando e saindo do corpo de pessoas diferentes, lutando pelo amor, tentando salvar almas gêmeas de Romeu, o homem que me matou. Sim, aquela Julieta. Aquele Romeu. Ele está no corpo de Dylan. E eu estou apenas tomando este corpo emprestado por algum tempo.”


Quem não conhece Romeu e Julieta? Afinal, não dá pra deixar a maior história de amor de todos os tempos passar despercebida. Todo aquele romance, toda aquela tragédia, todo aquele drama que só Shakespeare sabia escrever, e a que nenhuma outra obra conseguiu se igualar até hoje. Como não se encantar pela história de Romeu Montecchio e Julieta Capuleto, dois jovens tão apaixonados que preferiram morrer a viver um sem o outro? Com certeza era um amor que duraria por toda a eternidade, não é? Não é?

Só que não foi bem assim.

Esqueça toda a história que você conhece. Romeu e Julieta podem não ser as pessoas que você pensa.

No mundo criado por Stacey Jay, existem seres chamados de Embaixadores da Luz, que trabalham em nome do amor e da Luz, responsáveis por proteger almas gêmeas, que se tornaram praticamente uma espécie em extinção. Trabalhando para as trevas, existem os Mercenários, que corrompem as almas gêmeas com o objetivo de destruir toda beleza, amor e bondade que ainda restam na humanidade.

Romeu e Julieta eram almas gêmeas. Apaixonados. Até Romeu se tornar um Mercenário e assassinar Julieta, unindo-se ao lado das trevas por toda a eternidade.

Simplesmente não dá pra ignorar ser assassinada pelo amor de sua vida.

Traída e amargurada, mas acreditando que o bem deve prevalecer acima de tudo, Julieta se une à causa dos Embaixadores. De tempos em tempos, mais ou menos a cada 50 anos, sua alma é enviada à Terra, habitando temporariamente um corpo para que possa encontrar um casal de almas gêmeas e uni-las. Então, quando a missão é cumprida, sua alma retorna às sombras até que surjam novas almas gêmeas para proteger.

Não deveria ser uma tarefa tão difícil fazer com que duas pessoas que se amam encontrem seu final feliz. Mas é aí que entram os Mercenários, impiedosos, implacáveis, não medindo esforços para convencer uma das almas gêmeas a matar a outra e unir-se a eles na imortalidade. E o pior de tudo: o Mercenário escolhido para corromper as almas protegidas de Julieta é ninguém mais ninguém menos que Romeu Montecchio. Agora inimigo mortal de Julieta, Romeu está sempre lá para impedi-la a todo custo de completar sua missão, levando uma das almas gêmeas para o lado das trevas antes que possam se entregar ao amor verdadeiro. E assim tem sido por 700 anos.

Até que de repente, tudo começa a mudar. Julieta acorda apenas 15 anos depois de sua última encarnação. Sem qualquer forma de contato com os Embaixadores, ela se vê habitando o corpo de Ariel Dragland, uma garota com um passado difícil e que acaba de tentar matar a si mesma e ao namorado. Agora na pele “emprestada” de Ariel, Julieta precisa encontrar as almas gêmeas que deve proteger o quanto antes, e tentar melhorar a vida de Ariel o máximo que puder, pois dessa vez Romeu está mais próximo do que nunca. 

Mas é então que o inesperado acontece: Julieta se apaixona. Habitando um corpo que não é seu, e sabendo que em breve irá partir, Julieta vive um amor proibido, que a fará questionar tudo o que sabe sobre o amor, sobre seu passado e sobre o mundo que acredita conhecer.

Uau! Quando vi a capa pela primeira vez, imaginei que se tratava de um simples romance “água-com-açúcar”, mas mesmo assim resolvi ler e me surpreendi quando encontrei uma versão de Romeu e Julieta totalmente nova e repleta de elementos sobrenaturais! A autora Stacey Jay nos traz uma releitura de uma das histórias mais famosas que existem, e mesmo assim, conseguiu criar um enredo original e com um rumo inesperado.

A história já começa em um ritmo frenético! A autora não perde tempo com explicações, optando por confiar na inteligência do leitor para desvendar a história pouco a pouco ao longo da narrativa, o que é excelente. Apesar disso, um dos pontos negativos do livro é a narração em primeira pessoa que tenta adquirir um tom poético, mas que acaba tornando a leitura um tanto cansativa. A maior parte dos capítulos é narrada por Julieta, mas alguns poucos narrados por Romeu dão um complemento a mais à história.

Confesso que ainda não li a obra original de Shakespeare, por isso foi de mente aberta que comecei a ler essa versão de Stacey Jay, mas acho que eu nunca mais vou ver Romeu e Julieta da mesma maneira. No geral, o enredo do livro segue em um ritmo bom, e o desfecho é bem satisfatório. Se você gosta de romances épicos repletos de conflitos e emoção, é provável que o livro vá te agradar bastante.

O livro apresenta personagens amáveis, como Ben, e outros nem tanto, como Gema. Julieta é uma personagem forte, determinada, e eu admirei muito a maneira como ela tenta melhorar a vida das pessoas de quem ela pega o corpo "emprestado", como quando tenta melhorar o relacionamento entre Ariel e sua mãe. Mas ainda assim, ela passa mais tempo pensando no que fazer do que realmente fazendo algo, o que acaba sendo um pouco maçante, apesar de seus momentos de confusão e dúvida serem compreensíveis. Romeu é um personagem complexo e intrigante, e quanto mais ele aparece em cena, mais difícil fica descobrir suas verdadeiras intenções.

Algo que me incomodou muito foi toda essa história dos Embaixadores e Mercenários, que ficou muito mal desenvolvida. Fica realmente difícil entender a lógica por trás da existência deles ou suas motivações. Parece que a autora tentou criar um clima de mistério em torno disso, mas acabou deixando essa questão confusa e mal explicada. Ela poderia ter trabalhado um pouco melhor nesse ponto.

Enfim, Julieta Imortal tem as suas falhas, mas é um romance encantador e com um toque sobrenatural irresistível. Sendo uma série de dois livros, a continuação, Romeu Imortal, revela a conclusão dessa saga emocionante, dessa vez através do ponto de vista de Romeu. A todos os apaixonados de plantão e que acreditam que o amor pode superar todas as coisas, recomendo essa nova versão de Romeu e Julieta com romances proibidos, reviravoltas trágicas e seres sobrenaturais.

Ah, eu descobri uma informação de que a saga iria virar uma série de TV pela ABC Family e que a própria Stacey Jay seria roteirista e produtora!!! (Tem melhor notícia do que essa?!) Infelizmente, faz muito tempo que não saem mais notícias a respeito, então o que nos resta é esperar e torcer pra que surjam novidades em breve.
 

Nenhum comentário :

Postar um comentário