Você sabia? A Netflix está produzindo sua primeira série brasileira!
E, ao que tudo indica, a repercussão dessa série pode gerar um impacto positivo na produção audiovisual do Brasil, abrindo portas para a mídia internacional e para a melhoria da qualidade dos filmes e séries produzidos no país.
Mas espera aí; antes de mais nada, eu preciso dizer que este, meu caro leitor, não é só um post informativo, mas é também uma forma de expressar a minha opinião (e minha felicidade) sobre essa notícia maravilhosa que está no título.
A Netflix tem começado um processo de expansão, produzindo séries originais em diversos países como México, Itália, França e Alemanha; e, agora, chegou a vez do Brasil também ter sua primeira série original produzida pelo serviço de streaming! Em parceria com a produtora nacional independente Boutique Filmes, está chegando a série 3%, prevista para estrear ainda este ano no catálogo da Netflix.
São três tópicos importantes relacionados a essa notícia: o primeiro é que o fato de a série estar sendo produzida pela Netflix é de grande importância para a indústria audiovisual no Brasil, por permitir que esta possa ter um alcance global. Assinantes da Netflix do mundo inteiro terão acesso a uma produção brasileira, então é claro que essa produção vai ter que caprichar para fazer bonito e ter a oportunidade de conquistar fãs internacionalmente.
O segundo tópico importante é o gênero da série. Senhoras e senhores, fanáticos por ficção científica, que não conseguem parar de ler 1984 e Admirável Mundo Novo, que vão à loucura a cada novo filme de Jogos Vorazes lançado, ou a cada novo episódio de The 100, preparem seus corações, porque a primeira série nacional da Netflix VAI SER UMA DISTOPIA! \o/
Você que é brasileiro sabe bem que o Brasil é conhecido principalmente por produções de comédia, e nada muito além disso; então, o simples fato de conseguir sair do tradicional já seria fantástico, mas uma ficção científica ambientada em um Brasil pós-apocalíptico é simplesmente a melhor notícia que poderíamos ter. Talvez, como uma fanática por distopias, eu seja parcial para falar do assunto, mas a primeira produção brasileira a possivelmente ganhar destaque no cenário internacional ser uma obra crítica, reflexiva e futurística, me parece ser uma ótima forma de começar, e que poderia abrir portas para muitas outras produções nacionais de alcance global posteriormente, além de permitir que outros gêneros além da comédia possam ser melhor explorados.
Pela sinopse oficial, 3% é um thriller pós-apocalíptico que se passa no Brasil, em um futuro não muito distante, que retrata um mundo dividido entre progresso e devastação. Para ter a chance de fazer parte de uma elite privilegiada, uma seleção é feita entre os jovens, um processo cruel onde somente três por cento dos candidatos são aprovados.
O que achou dessa sinopse? Eu já estou morrendo de ansiedade! A série é baseada em uma web série INCRÍVEL criada por Pedro Aguilera, cujo episódio piloto está disponível no canal Série 3 Por Cento, no YouTube. Você pode conferir a primeira parte do piloto no vídeo abaixo:
Um terceiro ponto, que me chamou atenção e me deixou bastante feliz, que merece ser ressaltado, foi uma foto do elenco principal, divulgada recentemente, e que você pode conferir abaixo. Rafael Lozano, Mel Fronckowiak, Michel Gomes, Bianca Comparato e Vaneza Oliveira (da esquerda para a direita na foto) são os atores que darão vida aos protagonistas da trama.
Que elenco lindo, gente! Além de ser composto, em sua maioria, por mulheres (igualdade de gênero ♥ ), algo bem difícil de acontecer no universo das séries, uma boa parte do elenco principal é composta por atores negros, deixando de lado a predominância branca que a gente costuma ver nas produções nacionais e internacionais, para ter não só representatividade, mas também para demonstrar a diversidade brasileira ao restante do mundo, que vai assistir 3% na Netflix de seus respectivos países e ver que o Brasil tem orgulho de ser um país diversificado e que dá valor às profissionais femininas!
A Netflix anunciou na sexta-feira (11/03) o início das filmagens da primeira temporada em São Paulo, que terá oito episódios, e será rodada inteiramente no Brasil. Além de estar sendo filmada com tecnologia Ultra HD 4K, a série é dirigida pelo uruguaio Cesar Charlone, diretor do longa-metragem O Banheiro do Papa (2007) e indicado ao Oscar de melhor fotografia pelo filme Cidade de Deus (2002). O restante do elenco é formado pelos atores João Miguel, Zezé Motta, Nicolau Breyner, Rodolfo Valente e Viviane Porto. A estreia está prevista ainda para 2016.
Ainda é cedo para afirmar com certeza, mas eu acredito que 3% pode ser o primeiro passo para um Brasil bem representado, de alcance global e com produções audiovisuais diversificadas e de qualidade.
E você, o que acha?
Fontes: Adoro Cinema / Collant sem Decote / Papel Pop



Nenhum comentário :
Postar um comentário