sexta-feira, 30 de setembro de 2016

Dica de Filme: Tomorrowland


Olá, leitores! Estou de volta com uma dica de um filme encantador, repleto de viagens fantásticas e aventuras surpreendentes. Que tal conhecer um pouco mais sobre ele?



Tomorrowland: Um Lugar Onde Nada é Impossível



Título Original: Tomorrowland
Título no Brasil: Tomorrowland: Um Lugar Onde Nada é Impossível
Direção: Brad Bird
Produção: Damon Lindelof, Brad Bird e Jeffrey Chernov
Roteiro: Damon Lindelof e Brad Bird
Elenco principal: Britt Robertson, George Clooney, Raffey Cassidy e Hugh Laurie.
Lançamento original: 9 de maio de 2015
Classificação: 10 anos
Minha Avaliação: 7/10
Sinopse: Casey Newton (Britt Robertson) é uma adolescente com enorme curiosidade pela ciência. Um dia, ela encontra um pequeno broche que permite que se transporte automaticamente para uma realidade paralela chamada Tomorrowland, repleta de invenções futuristas visando o bem da humanidade. Ela logo busca um meio de chegar ao lugar e, no caminho, conta com a ajuda da misteriosa Athena (Raffey Cassidy) e de Frank Walker (George Clooney), que esteve em Tomorrowland quando garoto mas hoje leva uma vida amargurada.

Trailer


Crítica:

O que podemos fazer para mudar o mundo? Essa é a principal ideia que move o enredo de Tomorrowland. Logo no início do filme, vemos a protagonista da história, a adolescente Casey Newton, em uma sequência em que podemos vê-la em várias turmas na escola, de biologia, de literatura, entre outras matérias. Todos os professores apontam problemas no planeta e na sociedade em geral: guerras nucleares, aquecimento global, opressão social, ao que a sonhadora Casey questiona: "Eu saquei que a coisa tá mal, mas o que podemos fazer pra arrumar?", mas ninguém responde a pergunta.


O filme começa com uma introdução bem divertida, seguindo para a história de Casey Newton, uma garota que sonha em visitar as estrelas. Cansada de assistir aulas onde os professores apenas falam sobre como o mundo está indo de mal a pior, e de ver reportagens na televisão sobre todos os acontecimentos ruins no mundo, Casey espera poder fazer algo para mudar isso. Até que encontra, junto a seus pertences, um pequeno broche com uma insígnia em formato de "T". Ela segura o broche e, de repente, Casey é automaticamente transportada para Tomorrowland, uma dimensão futurística que apresenta a melhor versão de futuro possível para a humanidade. De volta à sua realidade, Casey quer a todo custo descobrir uma forma de voltar para a dimensão fantástica que conheceu, e sua jornada até lá será uma aventura que ela jamais imaginou vivenciar.


Apesar de trazer atores renomados como George Clooney e Hugh Laurie no elenco principal, o destaque mesmo do filme fica por conta das protagonistas femininas, Casey Newton e Athena. A personagem Casey, interpretada por Britt Robertson, foi uma personagem inicialmente planejada para ser um garoto, mas que encontrou em Tomorrowland o seu caminho para se tornar um belo exemplo de empoderamento feminino em filmes da Disney. Raffey Cassidy, intérprete da jovem Athena, também brilha em cena, protagonizando algumas das melhores e mais emocionantes cenas de todo o filme.


O diretor Brad Bird investiu bastante em efeitos especiais, e o resultado não decepcionou. Repleto de invenções mirabolantes, viagens incríveis e cenários deslumbrantes, principalmente nas cenas em que Casey visita a dimensão futurística, Tomorrowland é um filme visualmente belo e agradável de assistir. A história ainda enfrenta um dos clássicos problemas dos filmes do gênero, que é o excesso de clichês: a protagonista "escolhida" para salvar o mundo, além dos clássicos robôs malignos que trabalham para o vilão, típicos de filmes infantis. Ainda assim, Tomorrowland é um filme que pode agradar pessoas de todas as idades.


O que é mais interessante em Tomorrowland é a reflexão que o filme traz. O tempo todo os personagens salientam que, para tornar o mundo um lugar melhor, é preciso pessoas que façam a diferença. Em determinado momento do filme, o vilão faz um discurso que definitivamente se aplica à nossa realidade: "Em cada momento, há a possibilidade de melhorar o futuro, mas ainda não perceberam. E, porque não perceberam, não fazem o necessário para mudar a realidade. Então ficam só lamentando o futuro, e, no fim, renunciam a ele. Por um motivo: porque esse futuro não exige nada de vocês hoje." O filme, como vários dos clássicos da Disney,  mostra a importância de acreditar nos sonhos e perseguir os seus objetivos. E é esse o propósito da dimensão futurística de Tomorrowland: encontrar sonhadores.


Com um enredo envolvente e uma história encantadora, o filme termina com uma cena linda e memorável que transmite bem a mensagem que apresenta. Repleto de personagens carismáticos, invenções fantásticas e viagens surpreendentes, Tomorrowland é um filme inspirador e que eu recomendo a pessoas de todas as idades. Talvez pareça um tanto ingênuo pela sua visão tão otimista, repleto de soluções simples e geniais para os problemas do mundo; mas acho que é de otimismo mesmo que o mundo está precisando.


 

Nenhum comentário :

Postar um comentário